O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do MAPA realizou, no ano passado, a Operação Valoriza , coletando 168 amostras de café torrado e moído em todo o Brasil para análise. A fiscalização identificou 14 marcas com impurezas acima dos limites estabelecidos pela Legislação.
Este produtos que foram considerados impróprios para consumo e deveriam ser recolhidos pelas empresas responsáveis, pois o café identificado com este tipo de material estranho configura adulteração, fraude ou falsificação.
Os materiais estranhos mais comuns no café são os defeitos que ao longo do processo de beneficiamento devem ser separados e eliminados, como cascas do café, pedaços da planta como pequenos galhos/caules, folhas, grãos chochos, etc. Porém, também podem prover de falhas de "Boas Práticas de Fabricação" como ácaros, larvas, insetos e seus fragmentos, pelos de roedores, etc.
Quando um produtor permite um número de defeitos ou materiais estranhos acima do permitido, isso significa na prática que ele está fraudando o consumidor, pois está vendendo sujidades torradas como se fosse café, em busca de vantagens econômicas. Fonte: Food Safety Brazil: https://foodsafetybrazil.org
Muitas pessoas que buscam um café puro estão optando por moer seus próprios grãos, garantindo uma bebida livre de impurezas e surpresas indesejadas.
Através da Tecnologia de Lâminas de Cerâmica ProBrew na moagem do café, você evita o superaquecimento dos grãos, garantindo um café mais fresco, saboroso e sem impurezas.
Com o Moedor de Café GranoMio, você tem total controle sobre a qualidade do seu café, moendo os grãos na hora para preservar o aroma e o sabor autêntico, sem impurezas ou aditivos indesejados.
Equipado com um ajuste de moagem personalizado, ele permite escolher a espessura ideal do pó, desde uma moagem fina para espresso até uma moagem grossa para prensa francesa.
Moedor de Café GranoMio.